Foram ouvidos secretário do Meio Ambiente, advogado responsável por plano de manejo e moradora.

O Parque da Matinha queimou uma semana. Fotos: reprodução Rede Hoje TV

Da redação da Rede Hoje

A Rede Hoje prepara uma reportagem para o seu canal no Youtube que vai mostrar como está o Parque na Matinha, que desde quarta-feira, 31 de agosto, quando foi tomado por um incêndio até a sexta, 2 de setembro, portanto mais de uma semana depois ainda havia sinais de fumaça.

Na reportagem especial — que será disponibilizada ainda nesta segunda-feira, 5, a Rede Hoje TV, faz um levantamento do que está sendo feito para preservar o meio ambiente na Mantinha e a preparação corrigir os problemas desta área vital para a cidade.

A reportagem esteve no Parque da Matinha quinta-feira, 1, fez uma visita interna e viu que a reserva está preservada, mas com alguns sinais do incêndio. Deu pra ver que o pessoal da prefeitura iniciou uma limpeza na trilha interna que não é usada pelo publico há anos.

Na parte norte do parque viu a devastação que o incêndio deixou e também que as pessoas contribuem para o problema — onde há placas de proibido jogar lixo, havia restos de lixo queimando, como pneus, sofás e colchões — e no outro lado com placa ambiental de preservação o incêndio foi ainda pior.



A moradora Izaura explica a situação da população da região

Moradores. Conversamos uma moradora da região, que falou dos problemas que a população do bairros Matinha, Padre Eustáquio, Santa Terezinha e entorno enfrenta, não só na épocas de seca, como agora.

A Rede Hoje então procurou o advogado Reinaldo Machado, cujo escritório foi contratado por uma pessoa que tinha que atender a uma ação de reparação ambiental para fazer o plano de manejo do parque. Ele diz o que encontrou no levantamento, quais as providências propostas e quais as decisões serão tomadas.




O advogado Reinaldo Machado disse que o plano é transformar a Matinha em unidade de conservação

Reinaldo Machado nos disse também que o plano é transformar a matinha em unidade de conservação e inscrever o parque no ICMBIO, Instituto Chico Mendes, pois assim passara a ter condições de pleitear verbas federais e ICMS ambiental.



O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Geraldo Oliveira, traça um levantamento completo da atual situação

A nossa reportagem procurou então o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Geraldo Oliveira, que traçou um levantamento completo da atual situação, disse que o processo de transformação do parque em unidade ambiental já está caminhando.

Serra do Cruzeiro. A reportagem da Rede Hoje também quis saber também da situação da Serra do Cruzeiro, tanto do advogado Reinaldo Machado — que também foi contratado para fazer o plano de manejo da Serra —, quando com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Geraldo Oliveira, que traçam um perfil completo da situação.

A reportagem completa do Parque da Matinha e da Serra do Cruzeiro estará no ar hoje a tarde no canal da Rede Hoje/TV Hoje, no Youtube.