Apesar das oportunidades criadas por ambos os times, o jogo terminou empatado em 0 a 0. Este foi o 250º encontro entre as duas equipes no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).


Matheus Pereira teve atuação discreta, o técnico do Atlético, Gabriel Milito, colocou três volantes para anular a principal força do Cruzeiro. Foto: Cruzeiro
Da redação da Rede Hoje

O clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcado por um confronto acirrado, mas sem gols. Matheus Pereira teve atuação discreta, o técnico do Atlético, Gabriel Milito, colocou três volantes e conseguiu anular a principal força do Cruzeiro. No alvinegro destaques para atuações de Arana e Gustavo Scarpa. Apesar das oportunidades criadas por ambos os times, o jogo terminou empatado em 0 a 0. Este foi o 250º encontro entre as duas equipes no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

O destaque principal ficou por conta do recorde de público no estádio, que, com torcida única do Cruzeiro, superou a marca anterior. O recorde, antes de 61.582 torcedores, foi ultrapassado com a presença de 61.583 pessoas, graças à liberação de um ingresso extra pela diretoria.

NÚMEROS DO CLÁSSICO
Com o jogo deste sábado, os rivais já se enfrentaram 526 vezes desde 1921. No Mineirão, o primeiro confronto aconteceu em 24 de outubro de 1965, quando o Cruzeiro venceu por 1 a 0 com gol de Tostão, pelo Campeonato Mineiro. Nos 250 jogos disputados no estádio, a Raposa leva vantagem, com 90 vitórias, 80 derrotas e 80 empates.

Este pode ter sido o último clássico com torcida única, um critério adotado desde 2010 por questões de segurança. Dirigentes de ambos os clubes já expressaram o desejo de um acordo para que os clássicos passem a ter 50% de participação de cada torcida.

COMO FICA?
Com o empate, o Cruzeiro chegou a 36 pontos, ocupando a quinta posição, logo atrás do Palmeiras, que fecha o G-4 com 37 pontos. O time celeste ainda tem um jogo a menos, contra o Internacional. Já o Atlético soma 29 pontos e ocupa o nono lugar, com dois jogos a menos, contra Grêmio e Athletico-PR.

VAR ANULA GOL
Logo no início da partida, o Atlético balançou as redes com Cadu, mas o gol foi anulado por impedimento, confirmado pelo VAR. O Cruzeiro respondeu com Barreal, que tentou um chute cruzado pela esquerda da área, mas a bola saiu. Matheus Pereira também tentou, mas não conseguiu acertar o alvo.

No final do primeiro tempo, Gustavo Scarpa, do Atlético, exigiu uma grande defesa de Cássio com um chute de fora da área. Pouco depois, Guilherme Arana tentou com um chute forte da esquerda, mas novamente Cássio defendeu.

SEGUNDO TEMPO – UMA CHANCE CLARA PARA CADA
Na etapa final, o jogo continuou disputado, mas com poucas chances claras. O Atlético teve uma grande oportunidade quando Deyverson, estreante no time alvinegro, cruzou da direita, e Saravia ajeitou para Battaglia cabecear. No entanto, a bola bateu em Zaracho, seu companheiro de equipe.

Nos minutos finais, o Cruzeiro teve sua melhor chance. Matheus Pereira tocou para Arthur Gomes, que avançou em velocidade, invadiu a área pela direita e chutou forte. Everson fez uma grande defesa, e a bola ainda bateu na trave.

PRÓXIMOS JOGOS
Na 23ª rodada, o Atlético receberá o Cuiabá na Arena MRV, no sábado, às 16h. O Cruzeiro jogará na segunda-feira (19), às 20h, contra o Vitória no Barradão, em Salvador (BA).

Antes disso, ambos os times têm compromissos continentais pelas oitavas de final. O Atlético enfrentará o San Lorenzo, na Argentina, pela Libertadores, na terça-feira, às 21h30. Já o Cruzeiro visitará o Boca Juniors, na quinta-feira, às 21h30, pela Sul-Americana.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Cruzeiro X Atlético

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Mineirão, Belo Horizonte (MG) | Data: 10/08/2024 | Horário: 21:30

Público: 61.583 presentes | Renda: R$ 4.819.479,00

Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba (Marlon) e Kaiki Bruno; Walace (Lucas Romero), Matheus Henrique, Barreal (Vitinho) e Matheus Pereira; Kaio Jorge (Dinenno) e Lautaro Díaz (Arthur Gomes).
Técnico: Fernando Seabra

Atlético-MG: Everson; Saravia, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Fausto Vera, Alan Franco (Zaracho) e Gustavo Scarpa (Rubens); Cadu (Deyverson) e Paulinho (Bernard).
Técnico: Gabriel Milito

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro De Melo Lima (SP)
VAR: Wagner Reway (ES)

Cartões Amarelos: Cruzeiro: Matheus Henrique, Barreal e Kaio Jorge; Atlético-MG: Cadu

BRASILEIRÃO – SÉRIE A – 22ª RODADA

Fortaleza 1 x 0 Criciúma
Cuiabá 1 x 3 Grêmio
Corinthians 1 x 1 Red Bull Bragantino
Vasco 2 x 0 Fluminense
Cruzeiro 0 x 0 Atlético-MG

BRASILEIRÃO – SÉRIE B – 20ª RODADA

Ituano 2 x 1 Chapecoense
Sport 3 x 2 Amazonas

BRASILEIRÃO – SÉRIE C – 1ª FASE – 17ª RODADA

Confiança 1 x 0 Remo
São José 3 x 0 São Bernardo
Caxias 2 x 1 Ferroviário
Ferroviária 1 x 1 Athletic

BRASILEIRÃO – SÉRIE D – OITAVAS DE FINAL – 1ª RODADA

Altos-PI 0 x 1 Treze-PB
Inter de Limeira-SP 0 x 0 Nova Iguaçu-RJ
Portuguesa-RJ 1 x 3 Maringá-PR
Manaus-AM 2 x 2 Iguatu-CE