O programa já realizou muitas ações e palestras para cerca de 30 mil alunos e 50 mil pais em todo o Brasil.

O juiz de Direito Serlon Silva Santos fala para o auditório lotado no encerramento do ano em Patrcínio Foto: Ascom PMP

Da Redação da Rede Hoje

O Programa Justiça na Escola, idealizado pelo juiz de Direito da Vara Criminal, da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, Serlon Silva Santos, foi implantado em Patrocínio no ano de 2014, para colaborar na criação de um ambiente escolar e comunitário saudável, harmônico, livre de drogas, crimes e violência, consolidado na cidade já é referência nacional; e já realizou palestras para cerca de 30 mil alunos e 50 mil pais.

Hoje, o programa a iniciativa já foi apresentada em Belo Horizonte e oito cidades da região metropolitana, Itajaí do Sul e Blumenau em Santa Catarina, Campinas em São Paulo, São Gonçalo do Rio de Janeiro, Brasília, Belém do Pará e Salvador na Bahia, Caetanópolis, Paraopeba, Sete Lagoas, Tupaciguara em Minas.

No entorno de Patrocínio, 8 cidades já implantaram o Justiça na Escola: Serra do Salitre, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Iraí de Minas, Perdizes, Arapuá, Lagamar e Patos de Minas.



Serlon Silva Santos, juiz de Direito da Vara Criminal da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, idealizador do programa. Foto: Ascom | PMP

Segundo o idealizador do programa, Serlon Silva Santos, juiz de Direito da Vara Criminal da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio, nesse ano o Programa alcançou seus objetivos, desenvolvendo ações que tiraram o enfoque dos ataques que estavam acontecendo nas escolas, para ações positivas que visam o desenvolvimento dos alunos.

Fechando o ano

Na quarta-feira (29/11), foi realizado no Auditório Geraldo Campos da Prefeitura, o Seminário Regional do Programa Justiça na Escola com o tema “Cooperação e Cidadania na Educação", encerrando os trabalhos do ano de 2023.

Durante o evento, Serlon Silva Santos destacou a realização da 1ª Jornada Científica da Rede Pública de Ensino de Patrocínio, que teve grande envolvimento das escolas, alunos e famílias, que trouxeram trabalhos de qualidade para exposição. “A alegria dos alunos com a realização dos projetos, foi um ponto alto, que nos trouxe a certeza de estarmos no caminho certo” afirmou o juiz, anunciando que a próxima edição já está sendo planejada para o próximo ano com enfoque no Cooperativismo e Empreendedorismo.

A coordenadora do Núcleo de Apoio às Escolas (NAPE), Tamara Couto Duarte, realizou um balanço das ações realizadas pela equipe ao longo do ano, além de explanar aos gestores sobre a necessidade do cumprimento da lei que proíbe o uso de celulares nos educandários.

O secretário municipal de Obras Públicas, Wellington Fernandes (Mama), enalteceu o trabalho de todos os envolvidos do Programa Justiça na Escola. “É notória a redução da indisciplina em nossas escolas, por isso só temos a agradecer a ação desse grande projeto, e colocar sempre o Governo Municipal como primeiro parceiro”, afirmou o representando do prefeito Deiró Marra.



Encerramento foi prestigiado também por autoridades do município; Wellington Fernandes (Mamá) fala representando o prefeito. Foto: Ascom | PMP

Participaram também do Seminário Regional do Programa Justiça na Escola:
Leandro Caixeta, presidente da Câmara; o vereador Natanael Diniz; o secretário municipal de Educação, Emerson Caixeta; Kelly Pereira da Silva Oliveira, representando a Superintendência Regional de Ensino; a cabo Lázara representou o 46º Batalhão de Polícia Militar; gestores escolares e imprensa.


Reportagem da redação da Rede Hoje com informações da Ascom PMP