Um pênalti cometido pelo goleiro Cairo em jogada infantil no começo do jogo e outro em falha gritante de Danilo no final do jogo, custaram a campanha grená

Ronaldo fez o único gol do Patrocinense no jogo . Foto: Raphael Dylan |CAP | arquivo Rede Hoje

Da redação da Rede Hoje

Com três pênaltis para a Portuguesa-RJ bateu Patrocinense no Rio de Janeiro e avançou às quartas de final da Série D. Atacante Marcelo Toscano converteu as três penalidades e o gol do CAP foi do lateral direito Ronaldo.

A Lusa carioca enfrentará o Caxias na próxima fase, quartas de final, em confronto que valerá o acesso para a Série C do Brasileirão do próximo ano. A Àguia está eliminada.

Erro infantil



O goleiro Cairo tentou fintar dentro da área o atacante Marcelo Toscano, fazendo pênalti. Foto: reprodução TV Brasil


A Portuguesa-RJ abriu vantagem logo aos 10 minutos depois que o goleiro Cairo tentou fintar dentro da área o atacante Marcelo Toscano, fazendo pênalti. Após revisão do VAR, Toscano cobrou e fez 1 a 0.

O gol destabilizou o time, que passou a sofrer pressão da Lusa, mas aos poucos foi reconquistando a confiança. Aos 15 minutos, Gleissinho roubou uma bola rebatida pela zaga, quando tentou evoluir levou uma pancada no tornozelo pelo próprio Toscano. O árbitro catarinense Gustavo Bauera — que foi o 12o jogador da Portuguesa —, mandou seguir o lance. Pouco depois, Yuri pegou Gleissinho de novo. Dessa vez o árbitro marcou, mas não tomou nenhuma atitude para combater os abusos da Lusa.

Segundo pênalti.
Aos 23 minutos, mais um pênalti para Lusa. Correndo distante do lance, Gustavo Bauerman marcou uma falta de Recife na área, que claramente não existiu. Os jogadores do CAP pediram a ele para consultar o VAR, mas Bauerman se negou.

Toscano bateu novamente no canto esquerdo de Cairo, que foi na bola, mas não conseguiu defender. Com o placar de 2 a 0, a equipe carioca administrava o resultado. Mesmo assim, o Patrocinense ocupou mais o campo de ataque, mas errando muito nas finalizações.

O CAP teve muitas chances de escateios e faltas, mas hoje a bola parada do time estava muito ruim. 

Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Patrocinense fez seu gol numa jogada que envolveu a defesa, Ronaldo pegou uma sobra de cruzamento e bateu de fora da área um belo chute aos dois minutos. O time de Patrocínio se lançou ao ataque em busca do empate. Vitor Bill fez substituições e o time sentiu as saidas Ronaldo e Gleissinho, que juntos com Wnaderson Recife e Marinho eram quem dava mais trabalho à equipe carioca.

Outra lambança
Justamente Danilo, o substituto de Gleissinho comentaria a outra lambança do jogo. A Portuguesa chegou ao terceiro gol em mais um pênalti, desta vez cometido infantilmente por Danilo. Dante fez a jogada lateral na altura da linha da grande área e tocou para Danilo que não conseguiu o dominio. Toscano converteu de novo no jogo para garantir a classificação da Lusa.

No final o reconhecimento pela campanha inédita do time Grená. A terminou em 3 a 1 para a Lusa, com o tecnico Vitor Bill assumindo a responsabilidade em nome do grupo. "Eles são guerreiros, se há um culpado pelo resultado de hoje, esse culpado sou eu". Mas, não há que se falar em culpados. Agora, é preparar o time para o Mineiro de 2024, pois a torcida voltou a ter orgulho do Patrocinense e a comparecer ao estádio.

A Portuguesa-RJ encara o Caxias-RS nas quartas de final. Como tem melhor campanha na classificação geral, a Lusa fará o segundo jogo na Ilha do Governador.

Torcida entendeu


Muitas mensagens de apoio da torcida nas redes sociais.
Foto: Raphael Dylan

O torcedor patrocinense ficou chateado com o resultado, mas entendeu. Nas redes sociais dos torcedores se vê mensagens com o seguinte teor: “Parabéns a equipe do CAP pelo campeonato. Fizeram demais esse ano.

Infelizmente erros individuais nos tiraram da competição” ou “Parabéns pela luta de cada um dos nossos atletas lutaram até o fim. Bençãos e bençãos a todos” e ainda para diretores e conselheiros: “Você foi fundamental pra chegar onde chegamos, Deus no coração e ano que vem a paixão continua. Eeee eeee vai pra cima deles CAP". E também, "Perdemos juntos gente e nosso time teve falhas individuais hoje, mas CAP sempre no coração que façamos um time como este pro Mineiro 2024”

Criação de novos torcedores
Muitas mensagens diziam da nova geração de torcedores: “Vi uma energia surreal, várias crianças e família no estádio, pessoas que nem conhecia o estádio, se conectaram a energia Grená, algo que jamais tínhamos visto…. A todos os envolvidos fica aqui, minha admiração. Conforme o Higor (diretor da Mancha Grená) mencionou, futebol do interior é algo caro, porém, o Patrocinense fez sua parte. Quando convocado podem ter a certeza, hoje é apenas uma vírgula porque a história do CAP é grande”.

Jogos do sábado. Athletic-MG é o único de Minas que avança na Série D
O Athletic-MG foi o primeiro time do Campeonato Brasileiro da Série D a garantir seu avanço nas oitavas de final da competição ao vencer o Camboriú-SC por 2 a 0 em São João del-Rei, revertendo a derrota do primeiro jogo. Com a derrota do CAP para a Portuguesa-RJ neste domingo (20), o Athletic é o único mineiro a seguir na Série D.

No domingo outras quatro
Mais quatro times entraram em campo neste domingo, pelo jogo de volta da série de oitavas de finais, e garantiram o passaporte para as quartas da Série D do Campeonato Brasileiro. Portuguesa-RJ, Sousa-PB, Ferroviário-CE e Ferroviária-SP mantiveram seus sonhos vivos pelo acesso à Série C de 2024.

Com a melhor campanha da fase de grupos, após empatar sem gols na ida, o Ferroviário, do Ceará, fez valer o mando de campo no Presidente Vargas e conquistou a vaga com uma vitória de 3 a 1. Segue como único invicto. O mesmo placar (3 a 1) do triunfo da Portuguesa-RJ sobre o Patrocinense-MG, no Luso-Brasileiro, que também empatou na ida por 0 a 0.

Confira os confrontos das quartas de finais da série D

Athletic-MG x Bahia de Feira-BA

Ferroviário-CE x Maranhão-MA

Sousa-PB x Ferroviária-SP

Portuguesa-RJ x Caxias-RS

Regulamento

No mata-mata, o time de melhor campanha decide em casa e, em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. Apenas os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C de 2024.