O critério não é onde os times estão posicionados na tabela. Obviamente que os times que chegam mais perto do títulos eles acabam tendo uma facilidade maior para ter jogador convocado” , Diniz



Da Redação da Rede Hoje

Sem nenhum jogador do Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro e com dois atletas do Fluminense (seu time) o técnico Fernando Diniz divulgou nesta sexta-feira (18) sua primeira lista de convocados à frente da Seleção Brasileira. A convocação foi realizada na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro.

Os jogadores escolhidos pelo técnico interino irão disputar os dois primeiros duelos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A lista conta com Neymar, que deixou o Paris Saint-Germain neste mês e agora defende o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Sempre muito complexo. Todos os jogadores convocados, entre outros, foram acompanhados, por vídeo ou no estádio. A lista foi se modificando e tem uma coerência de histórico de jogadores e uma projeção para o próximo técnico”, afirmou Diniz.

O primeiro duelo do Brasil, que marca a estreia de Diniz no comando da Seleção, vai ser no dia 8 de setembro contra a Bolívia, no Mangueirão, em Belém, às 21h45, pela primeira rodada das Eliminatórias.

O segundo jogo será contra o Peru no dia 12 de setembro, às 23h, no estádio Nacional de Lima, na capital peruana.

Em coletiva, o treinador do Fluminense explicou por que não chamou ninguém do Botafogo.

— O Botafogo, de fato, tem muito mérito de estar onde estar. Mas a convocação sugere olhar o Botafogo e a gente olhou. Mas não quer dizer que o time está em primeiro e a gente tem que convocar. Isso aliás não está em nenhum livro. O critério não é onde os times estão posicionados na tabela. Obviamente que os times que chegam mais perto do títulos eles acabam tendo uma facilidade maior para ter jogador convocado – disse.

Lista:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico), Ederson (Manchester City);

Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco); Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Nottingham Forest).

Zagueiros: Ibanez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal) , Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);

Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);

Atacantes: Antony (Manchester United), Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid).

Ausência
O Botafogo não tem um jogador convocado à Seleção Brasileira desde 2019. Na ocasião, o lateral-direito Marcinho apareceu na lista de Tite. Apesar disso, o atleta não entrou em campo nem sequer uma vez.

Sem convocados, o Botafogo enfrenta o São Paulo neste sábado, 19, às 16h, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 47 pontos, o Alvinegro é o líder isolado da competição. Já o São Paulo, no entanto, aparece apenas em nono, com 27 pontos.