Mais de 400 candidatos de dez países concorrem ao super ouro no Concurso Internacional de Queijos Artesanais realizado no município do Alto Paranaíba

Fotos: Expoqueijo\ Divulgação

Da Redação da Rede Hoje

A terceira edição da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards encerrou as inscrições com recorde. Neste ano, 410 produtores de queijos artesanais estão concorrendo a medalhas em aproximadamente 50 categorias e ao título de grande campeão. O concurso será entre os dias 24 e 27/8 em Araxá, no Alto Paranaíba.

Cerca de 1,3 mil produtos de dez países (Brasil, Bolívia, Itália, Suíça, Canadá, México, Uruguai, Peru, Argentina e Nigéria) participarão da competição genuinamente brasileira, com metodologia de avaliação desenvolvida pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

A disputa é realizada pela Bonare Eventos, com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária), entre outros parceiros. Para o secretário Thales Fernandes, o sucesso no número de inscritos é resultado da visibilidade alcançada pelos vencedores nos últimos anos da Expoqueijo.

É um concurso com nível de competitividade alto, com um corpo de jurados altamente qualificado. Nas edições passadas, tivemos vários exemplos de produtores premiados que agregaram valor aos seus produtos e precisaram aumentar a sua produção com o crescimento da demanda. Até mesmo em outros países, a gente observa queijos ganhadores com a marca da Expoqueijo estampada em seus rótulos”, afirma Thales.

As categorias abrangem queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e da mistura de espécies. Somadas prova e contraprova, o evento irá julgar mais de duas toneladas de queijos artesanais regularizados por órgãos oficiais de inspeção.

Curadoria
A partir de 2023, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes assume a curadoria da disputa. O método criado pelo órgão faz com que este seja o primeiro concurso internacional de queijo efetivamente brasileiro. Mais de 200 especialistas serão treinados pelo ILCT para avaliar os atributos sensoriais das amostras, como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Para cada quesito há um peso, o que permitirá chegar a uma nota final.

As premiações consistem em primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria, e a honraria máxima (Super Ouro).

ExpoQueijo / Divulgação

Entrega dos Queijos
Os queijos concorrentes podem ser enviados via endereçamento postal, transportadora ou entregues em mãos à comissão organizadora. Há pontos de coleta em cidades brasileiras e na Itália. A relação completa dos endereços está disponível no site oficial do evento.

É importante ressaltar que as amostras devem ser encaminhadas devidamente embaladas e acondicionadas em recipientes que protejam sua integridade. Sugerimos que, além da embalagem, sejam colocados dois sacos plásticos transparentes e a ficha de inscrição dentro da segunda embalagem, evitando o extravio e umidade”, orienta a organizadora do evento, Maricell Hussein.

Os queijos enviados por endereçamento postal devem chegar ao destino até 19/8, às 11h. Já a entrega dos queijos em mãos para a comissão organizadora ocorrerá em 24/8, no local do evento, das 9h às 14h. Não serão recebidas amostras após esse horário.

Outras atrações
A programação da ExpoQueijo Brasil 2023 soma uma Feira Internacional de Negócios, com cem estandes que valorizam o consumo das produções de agricultores familiares. O Fórum Internacional de Produtos da Agricultura Familiar também apresenta uma agenda de palestras, conferências e mesas de debate sobre inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor ao queijo artesanal regularizado, entre outros alimentos da gastronomia rural.

A vila gastronômica e cultural promove ainda uma experiência sensorial na degustação de queijos harmonizados com iguarias da culinária regional. Será uma celebração dos sabores e da cultura queijeira, com música ao vivo, mostras e exposições.

ExpoQueijo Brasil
Considerado o principal evento do segmento no país, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards tem o reconhecimento e a participação de diversos países produtores e atrai a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro possui estrutura montada no Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.

Além do apoio do Governo de Minas, o evento conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG, do Sistema Ocemg, da Faemg Senar, do Italian Trade Agency (ITA), do Sicoob Crediara e da McCain. São parceiros a Prefeitura de Araxá, a Aqmara e a Amiqueijo.


Fonte: Agência Minas