Jogão com arbitragem ruim, participação da torcida, time começando nervoso e um final histórico

Gleisinho abriu o caminho da vitória. Crédito: Alair Constantino | Dono do Apito

Da Redação da Rede Hoje

O Patrocinense está classificado para as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O resultado histórico, a primeira vez que o CAP chega nas vaga para as quartas de final do Brasileiro. O time Grená recebeu a equipe do Brasil de Pelotas, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, pelo jogo da volta da 2ª Fase da competição nacional em Patrocínio, na manhã deste domingo (06). Foi o jogo cheio de catimba e muito disputado e Águia venceu o Xavante por 2 a 1 avançando à próxima fase.

O CAP tem agora outro desafio de mata-mata para tentar ficar mais próximo do acesso. Pega a Portuguesa-RJ na próxima fase, novamente em confrontos que somam 180 minutos.

Jogasso


O Gigante do Horto ficou tomado de torcedores grená, aqui observando uma falta cobrada pelo lateral Ronaldo. Crédito: Alair Constantino | Dono do Apito 

O CAP começou nervoso como não se viu em nenhum outro jogo. Os jogadores tentavam resolver sozinhos, prendendo a bola em demasia e errando muitos passes. Jogando em casa, com o maior público do ano, o Patrocinense e a necessidade de matar o jogo sem ir para os pênaltis, o time Grená foi para ataque, mas parou na defesa segura do Brasil. O time de Pelotas-RS tentava surpreender no contra-ataque, mas faltou eficiência.

Depois do intervalo deveria, Vítor Bill tinha que buscar uma solução para o 0 a 0, que era perigoso. Na volta para o segundo tempo, tudo mudou logo aos dois minutos, Gleisinho aproveitou boa jogada de Marinho pela direita, com um cruzamento perfeito e colocou no fundo da rede de Marcelo Pitol. O baixinho Gleisinho saiu para o abraço depois de superar a zaga do Brasil. Patrocinense 1. Brasil-RS 0.

Em 12 minutos o Brasil conseguiu igualar a situação outra vez. César Henrique, que entrou no jogo no segundo tempo, deixou tudo igual, depois de cobrança de escanteio, também de cabeça fez 1 a 1, deixando a torcida do Xavante esperançosa.

A tensão no jogo cresceu e o árbitro Thiago Lourenço de Mattos (SP), fraco, deixou os jogadores dos times e especialmente o técnico Rogério Zimmermann, do Brasil, “cantarem” o jogo e tomar conta do espetáculo. Dai pra frente a tensão só aumentou, até que aos 37, Mayco Felix fez o segundo, num cruzamento de Rick Senna com o corta luz de Gui Campana. A bola sobrou limpinha para Félix que colocou no fundo do gol do Brasil para alegria dos milhares de torcedores no Pedro Alves do Nascimento, colocando novamente a Águia a frente.

Depois do gol, o CAP se fechou atrás até o apito final, com muito trabalho para Matheus Carioca, Dante e Ronaldo, garantindo a vaga nas oitavas da Série D. Apesar do jogo tenso deste domingo, o goleiro Cairo pouco apareceu no jogo. O meio com Anderson Recife, Marinho e Gui Campana dominou amplamente.

O técnico do Brasil, Zimermman, tentou modificar o panorama colocando Branquinho no lugar do volante Chicão, mas ao abrir, o Xavante deu condições para o contra-ataque da Águia que perdeu nada menos de três gols nos pés de Léo Santos (mas ele tem crédito, é um dos atacantes mais efetivos deste campeonato brasileiro).


Apesar do jogo difícil, o goleiro 
Cairo foi pouco exigido. Crédito: Alair Constantino | Dono do Apito 

Jogo terminado, ninguém arredou pé do Gigante do Horto, entoando hinos e especialmente gritando “vamos subir Capê!!!”, um mantra de toda a torcida, não só da Mancha Grená. Tivemos próximo de 4 mil torcedores no Pedro Alves esta manhã, mas no borderô foram registrados 2.034 pagantes. Aí não contados os sócios torcedores.

Próximo Adversário

Agora, o Patrocinense jogará contra a Portuguesa Carioca. Desta vez se invertem as posições da 2a fase. A primeira partida da decisão da vaga para as quartas, devido ao desempenho na Fase de Grupos, o CAP joga em casa. O jogo da volta será na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, em horário ainda a ser definido pela CBF. O Brasil, se despede da Série D.

FICHA TÉCNICA

Patrocinense-MG 2 x 1 Brasil-RS

Fase: 2ª Fase | Rodada: 2ª rodada | Data: 06/08/2023

Estádio: Pedro Alves do Nascimento – Patrocínio (MG)

Público: 2.034 pagantes | Renda: R$ 50.960,00


O time que começou o jogoCrédito: divulgação CAP | Raphael Dylan 

Clube Atlético Patrocinense: Cairo; Ronaldo, Matheus, Dante e João Gabriel (Vinícius); Anderson Recife (Tiago Ulisses), Marinho e Gui Campana (Danilo); Gleisinho (Mayco), Léo Santos e William Mococa (Rick Sena). Técnico: Vitor Bill

Grêmio Esportivo Brasil; Marcelo Pitol; Thiago Henrique (César Henrique), João Marcus (Gutierrez), Rafael Dumas e Mário Henrique; Chicão (Branquinho), Germano e Rafael Souza; Márcio Jonatan (Laílson), Wellington e Da Silva (Rafael Costa). Técnico: Rogério Zimmermann

Arbitragem

Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos (SP); Assistentes: Vladimir Nunes da Silva (SP) e Veridiana Contiliani Bisco (SP)

Cartões Amarelos:

Patrocinense: Marinho, Tiago Ulisses, Caíque

Brasil: Tony, Victor, Thiago