A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo quer assumir o prédio para recuperá-lo e transformá-lo no Museu Ferroviário de Patrocínio


Abandono da estação ferroviária de Patrocínio, preocupa o Governo Municipal, até uma árvore ja está crescendo na estrutura do prédio.
 Crédito: Rede Hoje

Da redação da Rede Hoje


Estamos em plena 21a edição da Semana Nacional dos Museus e é tempo de lembrar um bem tombado que está em péssimas condições em Patrocínio: a situação do prédio da estação ferroviária está abandonado. A empresa concessionária da ferrovia VLI, está pouco ligando porque a cidade, depois da privatização, passou a ser só ponto de passagem e apoio para os trens de carga.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo quer assumir o prédio para recuperá-lo e transformá-lo no Museu Ferroviário de Patrocínio. A secretaria Eliane Nunes disse em entrevista à Rede Hoje que fez a articulação com a VLI e que conseguiu a autorização para iniciar um diálogo com o município.

Esse interesse foi manifestado pela empresa VLI que está de posse desse local, mas é um patrimônio nosso (de Patrocínio). Nós queremos, sim, mostrar a importância da ferrovia para o desenvolvimento econômico de Patrocínio e de toda região. Então lá merece ser o nosso Museu Ferroviário, contando a importância dessa história”, explica.

A secretária de Cultura e Turismo diz que já acionou a deputada estadual Maria Clara Marra para ver intervenção também política na esfera estadual. “Se a gente consegue agilizar esse processo, porque é de interesse nosso e a empresa ela tem todo o interesse de que a Prefeitura assuma, porque ela (VLI) também não pode mexer no prédio que é tombado e qualquer intervenção tem que ter essa autorização do Conselho de Patrimônio”, reforça Eliane Nunes.



Judicialização

O prédio está abandonado, sujeito a intepéries e sendo danificado a cada dia. Eliane Nunes garante que vai agir. “Nós não podemos deixar isso acontecer. Estamos acreditando que vai haver essa conversa porque senão (caso contrário), nós temos que procurar outros recursos e denunciar o descaso”, diz.

Responsável prédio

O município diz que a empresa está de posse do prédio, mas é necessária uma providência. “Sendo nosso patrimônio, nós não podemos deixar que isso aconteça, porque senão ele vai ao chão”, enfatize a secretária de Cultura e Turismo. Ele diz que esses espaços devem ser ocupados, que o Governo Municipal deve dar um destino, uma ocupação, como uma forma de proteger o bem.

Uma visita oficial do Governo de Minas em abril de 1962, registrado em filme, é testemunha de como a ferrovia era importante também no transporte de pessoas. Crédito: Rede Hoje | Bragança Filmes

História

A Rede Hoje colocou no ar um vídeo do fim de abril, início de maio de 1962, quando o governador Magalhães Pinto veio de avião, mas grande parte da comitiva veio de trem e todos foram recebidos com festa na gare da estação. E assim era o cotidiano da cidade nos tempos em que ferrovia no Brasil não era só para o transporte de cargas, mas também de passageiros. Eliane Nunes diz que “essa memória nós não podemos deixar eles perder. E lá é um espaço lindo que nós de Patrocínio temos esse interesse ”, defende.



Município

A secretária conclui dizendo que “essa riqueza que nós temos que estruturar por ser parte da nossa história. Com isso (o Museu Ferroviário) vai fazer com que visitantes que estejam Patrocínio conheçam como se deu esse desenvolvimento da nossa cidade. Isso é poder, é isso uma memória”, completa.