Há informações de que a entidade está negociando este retorno, enquanto isso, nem as TVs dos clubes podem transmitir

Da redação da Rede Hoje

Os torcedores dos clubes da Série D do Brasileiro já ficaram duas rodadas sem transmissões com imagens da competição, pois a CBF — detentora dos direitos de transmissão — proibiu até os clubes de transmitirem seus jogos através das TVs próprias, como no caso do Patrocinense com a TV CAP. Agora surge uma luz no fim do túnel com informações de que pode ser que a CBF anuncie esta semana o retorno das transmissões da Série D já para este final de semana.

A entidade máxima do futebol tem dito aos clubes que uma nova detentora será anunciada nos próximos dias e passará a transmitir as partidas a partir da terceira rodada que se inicia no dia 20 de Maio, porém, até o momento a Rede Hoje, por exemplo, que faz a transmissão em Patrocínio dos jogos do CAP — é contratada da Armando Oliveira Produções e do Futebol Mineiro (FMF) —, ainda não recebeu nenhuma informação nesse sentido. Nem mesmo no portal da CBF existe informação desta decisão, que por enquanto, está nos bastidores.

As únicas formas que o torcedor tem para acompanhar as rodadas da série D são através do rádio e de tempos reais feitos por sites que realizam a cobertura das partidas.

Direitos da CBF

Desde o ano passado os clubes da série D cederam seus direitos de transmissão para a CBF em troca de benefícios como cotas pagas a cada fase, hospedagem, transportes. Em contrapartida coube a entidade ter essa exclusividade na comercialização das transmissões.

Entre os clubes existe preocupação com a falta de transmissão. Eles reclamam de dificuldades de buscar patrocínio, pois não têm onde mostrar as imagens das placas, a não ser em reportagens esporádicas e fotos publicadas na imprensa e também pode gerar dificuldades para se obter informações dos adversários. Há ainda o receio de manipulação de resultados que se tornou um escândalo no futebol nacional. 

Segundo fontes ligadas à CBF, a entidade assinou contrato para a transmissão, mas clubes seguem sem sinalização sobre 3ª rodada. Há informações de que a CBF chegou a negociar com a da DAZN, mas segundo o portal UOL a empresa negou estar em negociação sobre direito de transmissão da série D. A Série D já teria a empresa que seria responsável pela transmissão de seus jogos. Contando já com os jogos da Segundona, a Brax seria a parceira da CBF para mostrar as imagens da D. Outra informação é de que a TV Brasil (estatal) deve transmitir talvez alguns jogos na tv aberta. Mas, está tudo no campo das suposições.