Um filme com 12 minutos de duração, de 1962 mostra inaugurações do estádio Júlio Aguiar, Cemig, sociedade, chefes políticos e trabalhadores

  

Um dos takes do filme: desfile de gado de Mário Alves Nascmento pela Faria Pereira. Fotos: Reprodução Rede Hoje

Da redação da Rede Hoje

A Rede Hoje vai colocar no ar, neste ainda neste sábado no seu canal do Youtube, uma relíquia histórica. É um filme de abril e março de 1962 (portanto 61 anos) de boa qualidade, que registra Patrocínio no seu estado natural: comércio, indústria, trabalhadores, estudantes, políticos, esportistas e inaugurações.


Governador Magalhães Pinto se despede no aeroporto de Patrocínio.

O governador Magalhães Pinto, presidente da Cemig, Celso Melo, e várias autoridades estadais estiveram na cidade naqueles dias para inaugurações que aconteceriam. Eles vieram de avião e parte da comitiva veio de trem da capital mineira.


Inauguração do Estadio Júlio Aguiar

O filme foi gravado nos dois últimos dias de abril e 1o de maio de 1962, feriado, e registra fatos importantes da cidade, como a inauguração do Estádio Júlio Aguiar (com corte da fita pelo prefeito da época Enéas Aguiar e sua mão Emidinha Aguiar, público e atletas para o jogo entre Seleção de Patrocínio e América Mineiro) e inauguração do sistema Cemig na cidade (antes a energia era gerada por usina local).

No filme, o registro da Metalúrgica Brandão, o Frigorífico Dourados (charqueada) e a Indústria de Águas serra Negra (e hotel) em pleno funcionamento, assim como a antiga rodoviária que funcionava em frente ao colégio Olímpio dos Santos. Por falar em educação, a película registra desfile do Olímpio dos Santos e uma Escola Normal cheia de estudantes, com as irmãs que comandavam o educandário na época.


                                            Baile na União Operária

Registra também, um baile no clube União Operária com as presenças de Oliveira Júnior (Deca da Difusora), Pixe, Edvaldo e outras figuras importantes da classe trabalhadora da época.

Há ainda figurões como o prefeito Enéas Aguiar, o empresário Gentil Nascimento, o historiador Joaquim Carlos dos Santos, João Elias, Jorge Elias (e os pais deles), Paulo Constantino, João Dornelas (Hotel Santa Luzia e família, incluindo o então atirador Macalé), padre Lamberto e muitos outros.


Visita ao Frigorífico Dourados

Tudo isso está num documentário de 12 minutos produzido pelo Governo de Minas, que o Cine Bragança (mantido na residência de Edson Bragança) mantém guardado e que foi descoberto agora, numa lata de filme de 61 anos, gentilmente cedido ao canal da Rede Hoje que disponibiliza para sua audiência a partir deste sábado, 25 de março de 2013.


Acima e abaixo:  Imagens do filme