Solenidade também marca o início da 20ª Legislatura, um novo ciclo de quatro anos na ALMG.



Os deputados eleitos para a 20ª Legislatura serão empossados no dia 1º de fevereiro Arquivo ALMG -
 Foto: Sarah Torres

Da redação da Rede Hoje

Os deputados estaduais eleitos pelos mineiros nas últimas eleições serão empossados ​​nesta quarta-feira (01/02) na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade de posse será realizada no Plenário, a partir das 14 horas, e será acompanhada por autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais.

Uma patrocinense estará assumindo o cargo de deputada estadual: Maria Clara Marra (Democracia Cristã - DC) natural de Patrocínio, contadora, solteira. Ela nasceu em janeiro de 1999, é filha do prefeito Deiró Marra e Labibe Marra. Tomou posse no dia 1º de janeiro de 2023, para um mandato de quatro anos.

Excepcionalmente, a deputada eleita Chiara Biondini (PP) não poderá tomar posse com os outros 76 parlamentares, pois ainda não terá completado 21 anos nesta data. Eleita a mais jovem deputada da legislatura estadual da história de Minas Gerais, ela só poderá tomar posse após seu aniversario, 22 de fevereiro.

A Sessão Plenária de 1º de Fevereiro intitulada "Preparação" é também o ponto de partida para o XX congresso da ALMG. Este termo é usado para se referir ao período durante o qual os poderes parlamentares são exercidos. Cada legislatura no Brasil corresponde a um mandato de quatro anos.

De acordo com a constituição e Estatutos do Estado da ALMG, a reunião preparatória de 1º de fevereiro destina-se à iniciação dos membros eleitos e graduados, à instalação do legislativo e à 1ª sessão legislativa ordinária (ou ano legislativo). Logo após a posse dos deputados, será realizada a eleição da nova Mesa Diretora da ALMG para o biênio 2023-2025.


                          Maria Clara Marra (aqui com seu pai, prefeito Deiró Marra e a mãe Labibe) é debutante na Assembléia Legislativa de Minas. Foto: divulgação

A 20ª Legislatura começa no dia 1º de fevereiro de 2023 e termina no dia 31 de janeiro de 2027. A título de curiosidade, a contagem desses ciclos de quatro anos remonta a 1947, quando teve início a 1ª Legislatura. Este ano a ALMG foi restabelecida após dez anos de encerramento pela ditadura do Estado Novo. Em meio às reformas do país A Assembléia Constituinte escreveu a constituição estadual de 1947.

Mesa Diretora. Na mesma reunião de Plenário, logo após a posse dos deputados eleitos, será eleito para os próximos dois anos, o novo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião de posse tem início às 14 horas e a eleição da Mesa da Assembleia acontece cerca de 2 horas depois.

Será a primeira vez que a Mesa da Assembleia será eleita por meio do Sistema de Informações Legislativas de Minas Gerais (Silegis), utilizando uma ferramenta desenvolvida pelos próprios técnicos da Assembleia.

Outra novidade é que, em 2023, a Mesa será escolhida apenas por 76 parlamentares e não pelos 77 eleitos. Isso acontece porque a deputada Chiara Biondini (PP) só será empossada no final de fevereiro. É a deputada eleita mais jovem da história de Minas Gerais.

Por outro lado, o Regimento da Assembleia determina que a primeira reunião de Plenário seja presidida pelo decano, ou seja, pelo parlamentar mais idoso. Nesta 20ª Legislatura, trata-se do deputado Dr. Maurício (Novo), que assume seu primeiro mandato na ALMG e terá 73 anos de idade no momento da posse. Médico ortopedista, Dr. Maurício foi também prefeito de Ouro Fino (Sul de Minas) por dois mandatos consecutivos.