
Capacitação inclui cinco módulos com 66 horas, dias de campo e mentoria para projetos selecionados — Foto: Divulgação/BDMG
Da Redação da Rede Hoje
Produtores rurais e profissionais de assistência técnica de Minas Gerais podem se inscrever até o dia 10 de setembro para o curso gratuito em agricultura regenerativa com foco em pecuária bovina e manejo de pastagens, oferecido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em parceria com a Embrapa Cerrados. As aulas começam em 16 de setembro, no formato de Ensino à Distância (EAD), e se estendem até novembro, totalizando 66 horas distribuídas em cinco módulos.
O treinamento abordará temas como controle integrado da fertilidade do solo, planejamento nutricional bovino, recuperação de pastagens degradadas, boas práticas na gestão de resíduos, uso de bioinsumos, planejamento econômico e elaboração de projetos. Além das aulas teóricas, os participantes terão dias de campo em fazendas que já aplicam as práticas regenerativas e projetos selecionados receberão mentoria especializada.
O curso será ministrado por profissionais do Grupo Associado da Agricultura Sustentável (GAAS), pesquisadores da Embrapa e consultores experientes do mercado. Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, a iniciativa busca aliar inovação, sustentabilidade e aumento de competitividade no agronegócio mineiro.
Além da capacitação, o BDMG oferece linhas de crédito para apoiar a transição da agricultura tradicional para a regenerativa, incluindo financiamentos para bioinsumos, manejo do solo, implantação de sistemas de irrigação e compostagem, entre outros. No primeiro semestre de 2025, quase metade dos R$ 1,77 bilhão liberados pelo banco em financiamentos foi destinada ao setor agrícola, totalizando R$ 827,5 milhões, aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.Dias de campo. Foto: BDMG
As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.office.com/r/qbqneP9Z5N. Ao final do curso, os participantes receberão certificado.
Mais informações estão disponíveis no site do BDMG: bdmg.mg.gov.br.