Banners principais

Procedimentos são feitos por cirurgião plástico de Patos de Minas que atua voluntariamente



Os procedimentos são feitos de forma gratuita graças à atuação voluntária do cirurgião plástico Dr. Felipe Máximo Foto: divulgação / HC Patrocínio

Da Redação da Rede Hoje

O Hospital do Câncer de Patrocínio (HC Patrocínio) iniciou, em junho, a realização de cirurgias de reconstrução mamária em mulheres que passaram por mastectomia em decorrência de câncer de mama. Os procedimentos estão sendo feitos de forma gratuita graças à atuação voluntária do cirurgião plástico Dr. Felipe Máximo, que se desloca de Patos de Minas para atender as pacientes no hospital.

As cirurgias somam-se ao trabalho da equipe de mastologia da instituição, formada pelos médicos Dra. Marcela Rosa Dias e Dr. Yuri Debs. O objetivo é oferecer às pacientes a possibilidade de reconstrução mamária sem custo, como parte do tratamento oncológico.

A parceria teve início após uma ação beneficente em Patos de Minas. Segundo relato do médico, durante um show do cantor Daniel, ao saber da doação de um chapéu para o HC Patrocínio, ele manifestou a vontade de contribuir com o hospital. O contato foi feito com o diretor do hospital, Dalmo Arvelos Alves, e com o presidente da instituição, Thiago Miranda de Oliveira, que viabilizaram a realização dos procedimentos.


Dr. Felipe Máximo tem mais de 13 anos de atuação na área e é formado pela Universidade São Francisco (USF
), com residência médica no IAMSPE-SP e formação complementar em diversas áreas da cirurgia plástica. Ele afirma que a reconstrução mamária tem impacto direto na recuperação física e psicológica das pacientes.

As cirurgias vêm sendo realizadas no próprio Hospital do Câncer de Patrocínio, como parte dos atendimentos prestados gratuitamente pela unidade, que é mantida por doações da comunidade e entidades parceiras.

O hospital ainda não divulgou um cronograma fixo para os procedimentos, mas confirmou que as cirurgias seguirão conforme a demanda e a disponibilidade da equipe médica. Mulheres que passaram por mastectomia e desejam se informar sobre a possibilidade de reconstrução devem entrar em contato diretamente com o hospital.

A iniciativa representa uma ampliação dos serviços oferecidos pelo HC Patrocínio, que atua no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer na região.