Banners principais

Ele era reconhecido por seu dinamismo e liderança inspiradora, com uma visão estratégica e dedicação incansável


Célio Machado de Castro. Fotos: Ascom Coopacredi

Da Redação da Rede Hoje

Faleceu neste domingo, 11 de maio, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopacredi, Célio Machado de Castro, 63 anos, vítima de um trágico acidente de moto. Ele voltava de Brasília, onde havia visitado a filha e conhecido o neto recém-nascido lado da esposa. Os dois seguiam em dois veículos, ele na moto e ela logo atrás, em um carro. A esposa presenciou o acidente no momento em que ambos trafegavam por uma estrada de volta a Patrocínio. A morte repentina de Célio causou grande comoção entre familiares, amigos e toda a comunidade cooperativista.

Célio era reconhecido por seu dinamismo e liderança inspiradora. Com uma visão estratégica e dedicação incansável, foi o principal responsável pela construção da sede própria da cooperativa em Patrocínio (MG), um marco histórico para a instituição. Sob sua gestão, o Sicoob Coopacredi passou por uma significativa expansão, com a abertura de agências em diversas cidades de Minas Gerais, Goiás e Bahia, consolidando-se como uma das cooperativas mais sólidas e atuantes do sistema Sicoob.

A diretoria da cooperativa emitiu nota oficial expressando profundo pesar:

“Célio de Castro foi um verdadeiro pilar da nossa instituição, conduzindo com amor, dedicação e espírito cooperativista uma trajetória que deixou marcas profundas e inesquecíveis na história do Sicoob Coopacredi. Seu legado será eternamente lembrado e reverenciado por todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado, sendo além de um líder admirável, um ser humano extraordinário.”

Recentemente, ele liderou a comitiva da Coopacredi no evento Vende Sicoob 2025, que reuniu mais de dois mil representantes do sistema cooperativista em torno do compartilhamento de boas práticas e da promoção de valores do cooperativismo

No último dia 24 de março, Célio conduziu com entusiasmo a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGOE) da Coopacredi, realizada de forma totalmente digital por meio do aplicativo Moob. O evento concluiu um ciclo de 22 pré-assembleias, com a participação ativa de 265 cooperados. Todos os itens da pauta, incluindo a prestação de contas do exercício de 2024, foram aprovados. Na ocasião, Célio celebrou os resultados e agradeceu a confiança dos cooperados:

“Agradecemos profundamente aos nossos cooperados por acreditarem no trabalho que realizamos. Esta confiança é a base para que possamos transformar sua movimentação em benefícios tangíveis para vocês e para as comunidades onde estamos inseridos.”

A participação ativa de Célio em eventos nacionais também era uma marca de sua atuação. Recentemente, ele liderou a comitiva da Coopacredi no evento Vende Sicoob 2025, que reuniu mais de dois mil representantes do sistema cooperativista em torno do compartilhamento de boas práticas e da promoção de valores do cooperativismo. Na ocasião, a cooperativa foi premiada na Campanha Nacional de Investimento Social (CNIS) 2024, pelo programa Se Liga FINANÇAS On, que impactou mais de 9.600 pessoas apenas neste ano. Célio comemorou o reconhecimento destacando:

“Este reconhecimento está alinhado com o 7º princípio cooperativista, o Interesse pela Comunidade, e nos motiva a continuar investindo em ações que transformam vidas.”

Mais do que gestor, Célio Machado de Castro era um entusiasta do cooperativismo, sempre próximo das equipes, incentivando o desenvolvimento humano e a cidadania. Sua morte representa uma perda irreparável para a Coopacredi e para o sistema Sicoob como um todo.

Comemorando o mais recente resultado da AGO do Sicoobi Coopacredi com a equipe

As informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. A instituição informou que todos os detalhes serão comunicados oportunamente.

O legado de Célio seguirá vivo na história da cooperativa e no coração de todos que tiveram a honra de trabalhar e conviver com ele.