As duas instituições unirão forças para reforçar a conscientização dos eleitores mineiros sobre a importância da democracia e enfrentar a desinformação nas eleições municipais de 2024.

Parceria faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-MG com foco nas eleições de 2024 - Arquivo ALMG | Foto: Guilherme Dardanhan

Da redação | Rede Hoje

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) unirão forças mais uma vez para reforçar a conscientização dos eleitores mineiros sobre a importância da democracia e enfrentar a desinformação nas eleições municipais de 2024. A parceria será oficializada na terça-feira, 27 de agosto de 2024, com a assinatura de um aditivo ao termo de cooperação estabelecido em 2022, quando as duas instituições se uniram pela primeira vez em uma campanha conjunta.

A cerimônia de assinatura ocorrerá no Salão Nobre da ALMG, às 10 horas, e contará com a presença do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), e do presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira. A colaboração entre as instituições é uma extensão do compromisso de ambas em promover eleições transparentes e seguras, combatendo a desinformação que pode prejudicar a integridade do processo eleitoral.

Esta iniciativa faz parte do  Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-MG, criado por meio da Portaria 56, de 2022, lançado em 2022. Sob o lema "Voz da Democracia", a campanha deste ano buscará esclarecer, conscientizar e capacitar os eleitores, garantindo que a informação correta chegue ao maior número de pessoas possível. O programa também divulgará o  Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite aos cidadãos denunciar informações falsas ou descontextualizadas com potencial para comprometer as eleições.

Para a nova fase da parceria, ALMG e TRE-MG estabelecerão um cronograma de ações, baseadas no calendário eleitoral, e um plano de trabalho detalhado para garantir que as iniciativas sejam implementadas de forma eficaz. Essas ações têm como objetivo fortalecer a confiança do eleitorado no processo eleitoral e assegurar que a democracia seja exercida de maneira plena e consciente.

As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, com um eventual segundo turno previsto para o dia 27 do mesmo mês, nos municípios com mais de 200 mil eleitores. A colaboração entre ALMG e TRE-MG é vista como um passo essencial para enfrentar os desafios impostos pela desinformação e garantir que os eleitores mineiros estejam bem informados ao exercerem seu direito ao voto.