Já uma tradição mineira, o festival atraiu pessoas do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, destacando-se como um marco cultural e econômico

Com público recorde em todas as noites e atrações, o 8º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, foi realizado de 25 a 28 de julho . Foto: divulgação | ACIP CDL

Da redação da Rede Hoje

Com público recorde em todas as noites e atrações, o 8º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, realizado de 25 a 28 de julho, consolidou-se como o maior evento do mês na região. Este festival não beneficiou apenas bares e restaurantes, mas também hotéis, postos de gasolina, o comércio local e o público, que desfrutou de shows e apresentações de alto nível.

Já uma tradição mineira, o festival atraiu pessoas do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, destacando-se como um marco cultural e econômico.

O evento contou com a apresentação do Governo de Minas Gerais e Cemig, e foi realizado pela Associação Cultural da Associação Comercial de Patrocínio, ACIP, CDL, Fecomércio-MG, Sindcomércio, Sesc, Senac, Prefeitura Municipal de Patrocínio, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Sebrae-MG e Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

Gastronomia de Destaque
Um dos grandes destaques foi a cozinha mineira, com receitas gourmet e contemporâneas preparadas por diversos estabelecimentos locais, como Aroma e Art Café, Barão Bar e Petiscaria, Bataki, Heloy BBQ, entre outros. Sob a orientação de chefs do Senac e do renomado chef Felipe Rameh, por meio da Lei Paulo Gustavo, os pratos oferecidos encantaram os visitantes.

Concurso Gastronômico
O concurso gastronômico premiou os melhores pratos em três categorias:
Gourmet Doce: Cheesecake de Frutas Vermelhas na Caneca, do Aroma e Art Café.
Gourmet Salgado: Sorrentine de Queijo com Ervas Frescas ao Molho de Tomate, do Lolita Massas.
Contemporâneo: Caipira Chique, do Heloy BBQ.

Cada vencedor recebeu um prêmio simbólico de R$1.500,00.



Cada vencedor recebeu um prêmio simbólico de R$1.500,00; estão com os presidentes das ACIP/CDL, Wander Júnior e Thiago Almeida, diretores das entidades, coordenador do Sebrae na microrregião de Patrocínio, Renato Moreira, presidente do Sindcomércio de Patrocínio, Carlos Apolinário, e os gestores dos bares e restaurantes do 8º Festival. Fotos: Ascom ACIP|CDL

Diversificada
O Espaço Cultural de Patrocínio ofereceu uma intensa programação, com espetáculos teatrais, dança, feira de artesanato, contação de histórias, exposição de carros antigos, lançamentos de livros, shows de bandas locais, regionais e nacionais, como Wilson Sideral, Pato Fú, LS Jack e Leoni. Aulas-show com chefs do Senac e oficinas kids também fizeram parte das atividades. Além disso, o público presenciou diversas peças de teatro, danças e outras manifestações artísticas, enriquecendo ainda mais a experiência cultural.

Inovação
Uma das novidades do 8º Festival foi o voo cativo de balão, proporcionando ao público uma vista privilegiada do evento.

Anúncio do 9º Festival
No encerramento do festival, o presidente da CDL, Thiago Batista De Almeida, anunciou o 9º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado de Patrocínio, que acontecerá de 24 a 27 de julho de 2025. Ele destacou a importância da colaboração de todos os realizadores, patrocinadores e parceiros para o sucesso do evento.


Com informações da Ascom | ACIP CDL