Conferência formulará estratégias para reindustrialização

Foto: CNI | Miguel Ângelo | Direitos reservados

Da redação da Rede Hoje

Nesta terça-feira, 30 de julho, Brasília sediará a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que tem como objetivo principal elaborar uma nova estratégia nacional para todas as áreas do conhecimento. A conferência visa traçar diretrizes para fortalecer o setor e propor um plano de ação para o futuro.

Sérgio Rezende, ex-ministro de Ciência e Tecnologia (2005-2010) e atual secretário-geral do evento, explica que a tarefa é estudar o panorama atual da ciência, tecnologia e inovação para desenvolver uma proposta estratégica. “O presidente Lula nos incumbiu de formular uma estratégia que ajude a traçar um plano de ação eficiente”, afirma Rezende.

Entre os temas centrais da conferência está a reindustrialização e o suporte à inovação nas empresas. Desde os anos 1980, a participação da indústria de transformação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro tem diminuído. Entre 2010 e 2021, a contribuição do setor caiu de 13,75% para 11,33%. Rezende destaca a necessidade urgente de medidas para revitalizar o sistema industrial do país, que já teve uma contribuição muito maior para o PIB.

Além da questão da reindustrialização, a conferência abordará a alta taxa de juros como um obstáculo à inovação e ao crescimento. Atualmente, o Brasil possui a segunda maior taxa de juros real do mundo, o que desestimula investimentos em expansão empresarial e favorece aplicações financeiras em detrimento do desenvolvimento produtivo. A conferência também discutirá temas como a recuperação e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a contribuição da ciência para o desenvolvimento social.

O evento será realizado no Espaço Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília, e poderá ser acompanhado virtualmente pelo YouTube. Para participar online e obter um certificado, os interessados podem se inscrever através do link disponível.


Fonte: Agência Brasil