Denominado "Capacitando e Incluindo Mulheres na Expocacer", o projeto formou sua primeira turma com 18 mulheres

A primeira turma formada no projeto - Foto: ascom | Expocacer

Da redação da Rede Hoje

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) anunciou o lançamento de um projeto que visa incluir mulheres no mercado de trabalho, fortalecer sua participação na cooperativa e promover a equidade de gênero. Denominado "Capacitando e Incluindo Mulheres na Expocacer", o projeto formou sua primeira turma com 18 mulheres que receberam treinamento abrangente sobre todos os processos da cadeia do café.

O treinamento oferecido pelo projeto inclui aulas teóricas e práticas, além de uma avaliação objetiva, visando aprimorar habilidades e capacitar as participantes para diversas áreas da cafeicultura. Ao final do curso, as mulheres recebem um certificado de participação, reconhecendo seu comprometimento e mérito. Essa capacitação proporciona às participantes a possibilidade de contratação imediata para vagas disponíveis na cooperativa, seguindo um processo de seleção baseado no desempenho e resultados da avaliação.

O projeto é voltado para mulheres residentes no município de Patrocínio-MG e, nesta primeira edição, recebeu inscrições de participantes advindas de programas sociais sem fins lucrativos que atendem pessoas fora do mercado de trabalho. A iniciativa reflete o compromisso da Expocacer com a diversificação e o fortalecimento do ecossistema do café, promovendo uma mudança positiva e sustentável no setor e contribuindo para a inclusão e o fortalecimento do mercado de trabalho feminino.

Raquel Paza Lazzarin,
diretora de Desenvolvimento Organizacional da Expocacer, destaca que "ao fornecer conhecimento, suporte e ferramentas essenciais, a Expocacer acredita que não apenas capacita as mulheres, mas também contribui para a diversificação e o fortalecimento do ecossistema do café. Esta iniciativa reflete os valores fundamentais da cooperativa, impulsionando uma mudança positiva e sustentável em nosso setor, promovendo assim a inclusão e o fortalecimento do mercado de trabalho feminino", diz.

As inscrições para o programa são gratuitas e novas turmas do projeto "Capacitando e Incluindo Mulheres na Expocacer" serão disponibilizadas em breve, com informações divulgadas nas redes sociais da cooperativa. As interessadas poderão se inscrever por e-mail ou diretamente na cooperativa, reafirmando o compromisso da Expocacer com a transformação cultural e a promoção de uma cafeicultura tecnológica, regenerativa e equitativa