A pesquisa será realizada em modalidade mista, combinando informações coletadas diretamente nas lavouras com dados obtidos remotamente de toda a cadeia de produção

Crédito: Vitor Dutra Kaosnoff |Pixabay


Da redação da Rede Hoje

Desde esta segunda-feira, 17/6, os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em campo nas regiões produtoras de Minas Gerais para coletar os dados que comporão o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024.

A pesquisa será realizada em modalidade mista, combinando informações coletadas diretamente nas lavouras com dados obtidos remotamente de produtores e instituições parceiras, incluindo cooperativas agrícolas, empresas de assistência técnica públicas e privadas, produtores rurais, revendas de insumos agropecuários e empresas de planejamento e projetos rurais.

Os levantamentos abrangem informações sobre a área plantada, o estádio de desenvolvimento das culturas, o percentual colhido, a produtividade e a qualidade do produto colhido, as condições das lavouras, as condições climáticas e seus reflexos, além do crédito rural para culturas como algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, milho, soja, sorgo e trigo.

No levantamento mais recente, divulgado pela Conab em junho, a produção total de grãos em Minas Gerais foi estimada em 16,8 milhões de toneladas, abrangendo uma área de 4,34 milhões de hectares e apresentando uma produtividade média de 3.877 quilos por hectare. Os dados atualizados do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 serão divulgados no dia 11 de julho, oferecendo uma visão mais precisa sobre o desempenho das culturas no estado.

Este levantamento é crucial para entender as dinâmicas da produção agrícola em Minas Gerais, ajudando a orientar políticas públicas e decisões de mercado. A combinação de métodos de coleta de dados em campo e remotos garante uma abrangência maior e maior precisão nas estimativas, refletindo as reais condições das lavouras e permitindo ajustes necessários para melhorar a produtividade e a sustentabilidade do setor agrícola.