O prazo deste 29 de maio é devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira e ao ponto facultativo na sexta, dia 31 de maio, período em que a Secretaria da Agricultura não funcionará.

Foto: Asscom | PMP


Para a análise de solo voltada ao uso de calcário, as amostras devem ser coletadas de uma profundidade de 0 a 20 centímetros. Já para a análise de solo para gesso, as amostras devem ser coletadas de uma profundidade de 20 a 40 centímetros.

Da redação da Rede Hoje

A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Patrocínio informa que os pequenos produtores rurais interessados em receber calcário e gesso por meio do programa anual destinado aos agricultores familiares devem entregar suas amostras de terra para análise de solo até quarta-feira, dia 29 de maio. Esse prazo é necessário devido ao feriado de Corpus Christi na quinta-feira e ao ponto facultativo na sexta-feira, dia 31 de maio, período em que a Secretaria não funcionará.

Para a análise de solo voltada ao uso de calcário, as amostras devem ser coletadas de uma profundidade de 0 a 20 centímetros. Já para a análise de solo para gesso, as amostras devem ser coletadas de uma profundidade de 20 a 40 centímetros.

Critérios

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária informou à Rede Hoje que, após esta quarta-feira (29), os produtores serão colocados em uma lista de espera ou deverão levar as amostras diretamente a um laboratório de sua escolha. Além disso, a entrega das amostras dentro do prazo não garante o recebimento dos produtos. Para ser elegível, o produtor deve cumprir alguns critérios:

1. Participar das reuniões do Conselho Comunitário de Desenvolvimento Rural da região onde está localizada a propriedade.

2. Possuir o Cartão do Produtor, pois o benefício será concedido ao titular do cartão.

3. A análise de solo deve ser destinada ao calcário dolomítico (análises para calcário magnesiano não serão aceitas).

Em julho

Foi também informado à Rede Hoje que cada produtor deve receber 14 toneladas de calcário por núcleo familiar (pai, mãe e filho). A entrega desse material está prevista para começar em julho, embora ainda não haja uma data específica definida.

A importância da Correção de solo



A combinação de calcário dolomítico e gesso permite uma correção mais abrangente do solo, melhorando sua fertilidade e capacidade de suporte às culturas.
Imagem: Couleur | Pixabay

A correção do solo com calcário dolomítico é fundamental para a agricultura, pois este tipo de calcário é rico em magnésio e cálcio, nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas. O calcário dolomítico neutraliza a acidez do solo, aumentando seu pH e tornando os nutrientes mais disponíveis para as plantas. Solos ácidos podem limitar o crescimento das raízes e a absorção de nutrientes, comprometendo a produtividade das culturas. A aplicação de calcário dolomítico melhora a estrutura do solo, aumentando a atividade microbiana benéfica e promovendo um ambiente mais favorável para o crescimento das plantas.

O gesso, por sua vez, é importante para a correção de solos salinos e sódicos, além de melhorar a estrutura do solo e promover a lixiviação do sódio em profundidade. O gesso fornece cálcio e enxofre, elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas, especialmente em solos onde esses nutrientes são deficientes. Além disso, o gesso ajuda a melhorar a porosidade do solo, facilitando a penetração da água e das raízes. Isso é especialmente importante em solos compactados ou argilosos, onde a drenagem pode ser um problema. A combinação de calcário dolomítico e gesso permite uma correção mais abrangente do solo, melhorando sua fertilidade e capacidade de suporte às culturas.

O programa da Secretaria da Agricultura



O programa anual de distribuição de calcário e gesso pela Prefeitura de Patrocínio — chamado de 
Programa Corretivos de Solo — é uma iniciativa voltada para apoiar os pequenos produtores rurais, promovendo a melhoria da qualidade do solo e, consequentemente, aumentando a produtividade agrícola. Este programa é uma ação de vários prefeitos de Patrocínio, que não é interrompido há anos. Faz parte das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar, reconhecendo a importância desses produtores para a economia local e para a sustentabilidade do meio rural.

Através deste programa, a prefeitura fornece aos agricultores familiares quantidades específicas de calcário dolomítico e gesso, essenciais para a correção da acidez e melhoria da estrutura do solo.

Para saber mais

Para mais informações ou dúvidas, entrem em contato pelo telefone (34) 3099-1928.